O pastor versus o criador de ovelhas

 
“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;
restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.”
Salmos 23:1-5
 
O pastor faz a ovelha repousar, 
o criador de ovelhas não as deixa sair do confinamento.
 
O pastor procura pastos verdejantes para suas ovelhas, 
o criador de ovelhas dá a ração mínima para o dia.
 
O pastor conduz suas ovelhas às águas tranquilas e abundantes, 
o criador de ovelhas dá a quantidade mínima para que não morram de sede.
 
O pastor se preocupa com a restauração do vigor das suasovelhas, 
o criador de ovelhas descarta as doentes ou fracas pelo risco de contaminar o restante.
 
O pastor está sempre junto às suas ovelhas mesmo nos momentos mais difíceis e as protege, 
o criador de ovelhas não se arriscaria por nenhuma ovelha e preferirá mantê-las presas.
 
O pastor está preocupado com a saúde de cada ovelha e unge a cabeça de cada uma com óleo, 
o criador de ovelhas se importa com os números de seu rebanho e vez ou outra as vacina em massa.
 
De acordo com a bíblia, Jesus tinha o modelo do bom pastor, e Ele disse:
 
“Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros
e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. 
Lucas 15:4-6
 
O pastor que Jesus cita como modelo fez de tudo para buscar 1 só ovelha que se perdeu, mesmo arriscando deixar 99 no campo (repare que não foi no aprisco nem no cercado), já o criador de ovelhas entende que é mais barato deixar 1 ovelha morrer do que arriscar o seu conforto e o conforto das 99 que “sobraram”.
 
O pastor está preocupado com o que ele pode fazer pelo rebanho, o criador de ovelhas preocupado com o que o rebanho pode fazer por ele (economicamente é óbvio).
 
Acho que alguns líderes que se intitulam Pastores, em minha opinião poderiam ser chamados de “criadores de ovelha”, seria bem mais adequado.

Deixe um comentário